O Monte Roraima é uma impressionante formação geológica localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Ele é conhecido por suas encostas íngremes, platôs elevados e paisagens deslumbrantes, repletas de formações rochosas peculiares e uma vegetação única. Com cerca de 2.810 metros de altitude, o Monte Roraima é considerado um dos tepuis mais antigos do mundo e possui uma importância cultural significativa para as comunidades indígenas locais. Suas características únicas atraem aventureiros e amantes da natureza de todo o mundo em busca de experiências inesquecíveis de trekking e exploração. Venha com a Caburaí Adventure realizar esse sonho.
Informações Uteis:
- Nível: Difícil;
- Translado em carro 4×4;
- Trekking;
- Viagem em grupo;
- 7 dias e 3 noites no topo.
O que Inclui:
- Transporte saindo e voltando para Boa Vista (se o aventureiro não for de Boa Vista/Roraima, faremos o transfer do aeroporto ou terminal rodoviário para o local de hospedagem);
- Comidas e bebidas nos dias da expedição;
OBSERVAÇÃO: temos um cardápio para veganos, vegetarianos e pessoas com algum tipo de intolerância alimentar, no contrato você terá a opção de informar se possui alguma restrição alimentar e faremos a adaptação do nosso cardápio.
- Guia experiente;
- Barraca;
- Saco de dormir e isolante térmico (apesar de estarem inclusas, essas são cargas pessoais que você receberá no primeiro dia da expedição e carregará na sua mochila, o peso aproximado desses dois itens é 1,4 kg;
- Banheiro portátil;
- Carregadores para cozinha, comida, barracas e banheiro;
- Almoço no último dia na Comunidade San Francisco de Yuruani;
- Todas as taxas.
OBSERVAÇÃO:
- Durante o percurso não teremos sinal de telefone ou internet;
Roteiro Monte Roraima – 8 Dias e 7 noites
Dia 0:
Considerando a condição precária da BR-174 que liga Roraima à Venezuela, partimos com 1 (um) dia de antecedência para a Venezuela. Isso nos ajuda evitar atrasos e imprevistos, além de ser uma medida sensata considerar as condições da estrada.
Às 9 da manhã, iremos buscar os trilheiros em suas respectivas hospedagens e faremos uma parada na Orla Taumanã para desfrutar da vista do Rio Branco e de alguns pontos históricos da cidade. Por volta das 10h30, partiremos de Boa Vista em direção a Pacaraima, com uma pausa programada para o almoço às 12h30 na Vila Três Corações, também conhecida como Km 100. É importante ressaltar que essa refeição não está inclusa. Após o almoço, continuaremos o trajeto até Pacaraima, onde está prevista a chegada à fronteira por volta das 15h30. Lá, faremos a confirmação dos permissos e a identificação com documentos de identidade ou habilitação. Importante observar que o documento apresentado na fronteira deve ser o mesmo enviado anteriormente para obter o permisso.
Após os procedimentos na fronteira, seguiremos para Santa Helena de Uairén, que fica a aproximadamente 16 quilômetros de distância. Já em território venezuelano, prevemos chegar por volta das 16 horas na hospedagem para descansar. Teremos a opção de jantar na pousada ou em um restaurante próximo, lembrando que a refeição não está incluída. Importante ressaltar que a hospedagem em Santa Helena está inclusa em quarto duplo. Se houver necessidade de um quarto individual, será preciso consultar a taxa extra para esse tipo de acomodação. Não está incluso café da manhã.
Dia 1:
O café da manhã está marcado para as 8 horas. O carro passará na pousada e faremos o check-out, estando prontos para iniciar a expedição. Para quem desejar deixar alguns objetos ou roupas guardadas para pegar no retorno, essa opção estará disponível. Faremos uma parada em alguma padaria próxima, onde tomaremos café da manhã (refeição não inclusa).
Após o café da manhã, percorreremos 100 km até a comunidade de Pareitepuy, sendo 75 km de asfalto e 25 km de estrada de terra. Nessa comunidade, iniciaremos nossa caminhada em direção ao majestoso Monte Roraima. No primeiro dia, caminharemos 16 km até a margem do Rio Tek, onde faremos nosso primeiro pernoite.
Refeições do dia:
Almoço: Sanduíche de queijo, ovos, presunto, tomate e suco. Jantar: Arroz, frango guisado, banana frita, suco, chá e café.
OBS: O cardápio poderá sofrer alterações, mas mantendo o mesmo teor calórico necessário para o dia de aventura.
Dia 2:
No segundo dia iremos levantar acampamento e seguir rumo a base do Monte, serão 11 quilômetros de caminhada e já superando algumas inclinações. Almoçaremos pelo meio da trilha com previsão de chegada na base as 15h, usaremos o resto da tarde para descansar e tomar um banho.
Refeições do dia:
- Café da manhã: Comida típica venezuelana (Domplin com queijo, ovo mexido, suco, café e frutas).
- Almoço: Salada cozida (batata, cenoura e ovos) pão e suco.
- Jantar: Arroz, carne guisada, salada, banana frita, suco, café e chá.
OBS: O cardápio poderá sofrer alterações, mas mantendo o mesmo teor calórico necessário para o dia de aventura.
Dia 3:
No terceiro dia tomaremos café as 07h, após o café iremos equipar e começar a subida pela rampa conhecida como passo das lágrimas, serão 6 quilômetros até o topo, chegaremos por volta do meio-dia onde o almoço será um lanche rápido, porém bem nutritivo, após esta refeição faremos uma leve caminhada por perto do nosso acampamento, onde ficaremos hospedados enquanto permanecermos no topo.
Refeições do dia:
- Café da manhã: Comida típica venezuelana (Arepa com queijo e ovos mexidos) café e suco.
- Almoço: Sanduíche de ovo, queijo, mortadela frita, maionese, tomate e suco.
- Jantar: Macarrão com o molho à bolonhesa, queijo, suco, café e chá.
OBS: O cardápio poderá sofrer alterações, mas mantendo o mesmo teor calórico necessário para o dia de aventura.
Dia 4:
Neste dia, tomaremos nosso café, levantaremos acampamento e faremos uma caminhada de aproximadamente 12 quilômetros, passando por El Fosso uma linda formação rochosa com uma pequena cachoeira e uma caverna subterrânea formada por galerias e piscinas naturais, com toda precaução e auxiliados pelo guia poderemos tomar um banho neste lugar incrível.
Também visitaremos, o Vale dos Cristais um lugar de energia única e o Ponto Triplo ou Tríplice Fronteira – marco que divide o monte entre três países: Brasil, Venezuela e Guiana.
Nosso pernoite será na caverna do Coatí já do lado do Brasil, que também e considerado o hotel 5 estrelas do Monte Roraima uma caverna de piso plano de areia e com um jardim interno.
Refeições do dia:
- Café da manhã: Panqueca com queijo, geleia, suco, café e chá.
- Almoço: Arroz, lentilhas, calabresa, suco, chá e café.
- Jantar: Comida típica venezuelana (Pamonha venezuelana, com carne, queijo), com café, chá e suco.
OBS: O cardápio poderá sofrer alterações, mas mantendo o mesmo teor calórico necessário para o dia de aventura.
Dia 5:
Neste dia, acordaremos cedo e veremos o nascer do sol no Mirante do Roraiminha, logo depois voltamos ao acampamento para tomar café da manhã econtinuar nosso roteiro, que será deaproximadamente 12 quilômetros de caminhada rumo ao norte da montanha, passando pelo rio Cotingo e chegando ao Lago Gladys já no lado da Guiana. Nosso percurso segue até o Mirante da Proa, que em cada ponto visitado oferece uma vista panorâmica e surpreendente. Iremos pernoita novamente na Caverna Coatí.
Refeições do dia:
- Café da manhã: Pão caseiro, ovos mexidos, queijo, café, chá e suco.
- Almoço: Comida tradicional venezuelana (arroz, carne, feijão e banana), suco e café.
- Jantar: Macarrão com molho de vegetais, queijo, suco, café e chá.
OBS: O cardápio poderá sofrer alterações, mas mantendo o mesmo teor calórico necessário para o dia de aventura.
Dia 6:
Sairemos do acampamento após o café da manhã para retornar à zona sudoeste da montanha, faremos uma caminhada de aproximadamente 12 quilômetros com tempo médio de 5 horas para chegarmos aos acampamentos principais, teremos a tarde para visitar La Ventana um mirante de tirar o fôlego e a Jacuzzi com suas piscinas naturais, ondetomaremos aquele banho para revigorar a alma e o corpo. E ainda conheceremos O Abismo, no final da tarde retornaremos ao acampamento.
Não importa quão intensa foram as experiências antes vividas, o Monte Roraima sempre encontrará uma maneira surreal de nos surpreender.
Refeições do dia:
- Café da manhã: Mingau de aveia com cereais, pão caseiro, geleia, café, chá e suco.
- Almoço: Arroz com feijão, ovos, mortadela frita, café, chá e suco.
- Jantar: Macarrão com calabresa, molho branco, suco, café e chá.
OBS: O cardápio poderá sofrer alterações, mas mantendo o mesmo teor calórico necessário para o dia de aventura.
Dia 7:
Iniciaremos nosso retorno, faremos a descida pela rampa e chegaremos ao acampamento Río Tek. Este dia será uma grande caminhada de aproximadamente 17 quilômetros, será um dia bem desafiador. Ao chegar poderemos tomar um bom banho e relaxarmos.
Não importa quão intensas foram as experiências antes vividas, o Monte Roraima sempre encontrará uma maneira surreal de nos surpreender.
Refeições do dia:
- Café da manhã: Comida típica venezuelana (Domplin com queijo e ovos mexidos); suco, café e chá
- Almoço: Arroz com feijão, ovos, mortadela frita, café, chá e suco.
- Jantar: Macarrão com calabresa, molho branco, suco, café e chá.
OBS: O cardápio poderá sofrer alterações, mas mantendo o mesmo teor calórico necessário para o dia de aventura.
Dia 8:
DICAS PARA OS AVENTUREIROS:
- Certifique-se antes de confirmar a expedição, se segundo recomendações médicas sua aptidão física é condizente com a atividade em questão, caso seja muito sedentário, tenha problemas nos joelhos ou alguma patologia que seja empecilho para participar desta atividade, procure orientação profissional para tratar estas ou outas condições, além de recomendado iniciar algum tipo de preparo físico antes de realizar este roteiro;
- Caso queira contratar carregador para seu equipamento, custará R$150,00 (cento e cinquenta reais) por dia já incluindo a alimentação do carregador, se você não tem costume de carregar uma mochila grande por tanto tempo sugiro pensar nesta possibilidade. Se você estiver em dupla, sugerimos preparar uma mochila de 60 litros com pertences das duas pessoas, e individualmente cada um levar uma mochila menor em média de 35 litros para não carregar tanto peso, e assim dividir as despesas do carregador;
- Leve algumas barras de proteína principalmente para os últimos dias, e algumas guloseimas para comer entre as refeições se for da sua preferência, sempre pensando em algo leve e com bastante calorias;
- Caso tenha algum histórico de dor no joelho leve um tensor;
- Como medida de prevenção sugerimos que seu calçado de caminhada (bota ou tênis) seja costurado;
- Cortar as unhas do pé para evitar machucar no calçado durante as caminhadas.
LISTA DE EQUIPAMENTOS SUGERIDOS PARA A TRILHA:
EQUIPAMENTOS E ROUPAS:
- Uma camisa para frio (sugestão: pode ser moletom ou lã);
- Uma meia de lã para dormir (sugerimos levar uma extra para caminhadas nos dias frios);
- Uma luva e uma touca de frio para dormir;
- Baterias para recarregar seus equipamentos eletrônicos;
- Uma lanterna (de preferência lanterna de cabeça);
- Pilhas extras para sua lanterna (se a lanterna for a pilhas);
- Um barbante para fazer varal;
- Toalha leve de secagem rápida;
- Fita silver tape;
- Sacos zipados extras;
HIGIENE PESSOAL, PROTEÇÃO E REMÉDIOS:
- Repelente;
- Protetor solar;
- Hidratante para o rosto;
- Protetor labial;
- Escova de dente;
- Creme e fio dental;
- Xampu para banho (biodegradável);
- HIGIENE PESSOAL, PROTEÇÃO E REMÉDIOS:
- Sabonete para banho (biodegradável), havendo necessidade pode ser usado caso queira lavar alguma peça de roupa na hora dos banhos;
- Vaselina para passar nos pés (esse item é usado para evitar calos);
- Seus remédios individuais (essa lista é pessoal, indicamos que seja a mais abrangente possível para as situações diversas que possa acontecer);
- Cortador de unhas;
- Lanches extras:
- Frutas secas, chocolate, barras de cereais para ir comendo ao longo das caminhadas.